sábado, 6 de setembro de 2008

Crônica Rosilda

Rosilda Oliveira Carvalho

O nome da rosa
A educação no período da idade média era privilegio do alto clero. Também a mulher era considerada a escoria da sociedade juntamente com os mendigos.
Nesse período ler e escrever era destinados apenas alguns membros da igreja cristã. Tanto era que os próprios monges, nem todos tinham acesso permitidos a educação. Muitos deles por ser curioso terminavam morrendo envenenados, caindo em uma armadilha que os chefes da igreja armavam, para que não lessem livros críticos que instigassem a pensamentos errôneos, porque ser idealista era um crime hediondo naquela época.
Tempo modernos
No período da revolução industrial o filme relata uma critica severa aos maus trato e a sociedade mecanicista, onde o dinheiro era a principal ambição. Nessa época o homem era escravo das máquinas.
O filme mostra proletariado adquirindo diversas doenças, sofriam acidentes; até as crianças filhos da prole eram obrigados a trabalhar jornadas enormes.
Hoje a educação é aberta, mais as classes menos favorecidas continuam estudando nas mesmas escolas públicas que surgiu desde a industrialização e continua sendo treinada à atender a classe dominante.

Nenhum comentário: