sábado, 6 de setembro de 2008

Crônica Júlio Cesar

O nome da Rosa
Nesse filme O Nome da Rosa ser letrada era destinado apenas aos monges chefes do cristianismo.É àqueles monges copistas o latim que traduziam os livros de grego para o latim não era permitido ler livros críticos,e os que desobedeciam eram condenados a morrer envenenados pelas páginas dos livros.
O filme mostra que na idade média a mulher era considerada um ser miserável e também os mendigos. À essas pessoas era oferecida apenas as migalhas e lavagens dos membros da igreja.
A educação era voltada à nobreza e a igreja católica medieval.

Tempos Modernos
Período industrial. Com a chegada das máquinas a escravização do homem agora diferenciava da medieval, pois o homem seria escravo do trabalho repetitivo que as máquinas exigiam. Das classes pobres: adultos, jovens e crianças eram submetidas a trabalhos de enorme jornada adquirindo doenças aleijões. A relação patrão/empregado era a pior possível. Patrões não perdoavam greves, ociosidades demitiam e agrediam operários.
As escolas públicas eram destinadas apenas aos filhos de comerciantes. Negros, deficientes, só restavam a pobreza.
Hoje as escolas públicas ainda relembram aquela época, mas nós devemos mudar o quadro de desvalorização da pobreza através de esforços.

Nenhum comentário: