sábado, 6 de setembro de 2008

Crônica Deusimar

Deusimar Medeiros


O nome da rosa

O filme é uma critica que recai aos monges. Um dos chefes franciscanos para a detenção da obediência e poder sobre os copistas franciscanos que traduziam os livros, resolvem envenenar páginas dos livros “ impróprios “, para que assim não lessem e se inteirassem de questões críticas e pensantes. Por que naquela época a escola era para os padres, que dirigiam a igreja católica, então quem desobedecia era um criminoso.
Em meio a uma série de assassinato surge uma mulher que seduz o noviço Adson, intensificando a desvalorização da mulher que na época medieval é conceituada como o pior dos seres.
Então, nesse filme a educação é permitida a poucos lideres da igreja cristã.

Tempos modernos
Nesse filme “ tempos modernos “ repassado no período industrial, sintetizou a problemática do desemprego, a substituição do homem pelas máquinas, doenças e mortes sofridas pelo trabalho de tarefas repetidas que a industria impõe aos operários, o trabalho jovem e infantil de maneira brutal.
A educação era permitida somente aos burgueses e seus filhos. Ficando fora da chegado escola pública os negros, mendigos e pobres no geral.
Atualmente as escolas apresentam também semelhanças com os períodos citados anteriormente, mais é preciso que nossa força de pensamento, lutas continuem para modificações profundas na superação desses problemas sociais.

Nenhum comentário: