sábado, 6 de setembro de 2008

CRÔNICA DOS FILMES “O NOME DA ROSA” e “TEMPOS MODERNOS”

Domingas Telma Alves de Sousa

O filme O NOME DA ROSA, trata da história ocorrida no ano de 1327- século XIV- num mosteiro, na época, o maior acervo cristão do mundo.
Poucos Monges tinham acesso autorizados a Biblioteca.
Um Monge franciscano e Renascentista foi designado para investigar vários
Crimes que estavam ocorrendo no mosteiro. Os mortos eram encontrados com a língua e os dedos roxos, pois desfolhavam os livros, cujas páginas estavam envenenadas. Então quem profanasse a determinação de “ não ler o livro,” morreria antes que informasse o conteúdo da leitura.
O livro havia sido escrito pelo filosofo Aristóteles e falava sobre o riso.
Dessa forma, o monge Francisco e renascentista Welliam de Baskerville, utilizava-se da ciência e conseqüentemente da razão para dar solução aos crimes do mosteiro e desagradava,em muito, a santa inquisição, na figura do Inquisidor Bernardo Gui , que realmente existiu e foi considerado um dos mais severos inquisidores.
O filme Tempos Modernos, produzido a mais de 70 anos atrás, mostra a sociedade moderna e a revolução industrial, pois conseguiu reproduzir a sociedade atual.
O filme mostra claramente o homem sendo dominado pela máquina, sendo substituído por ela, as relações patrão/ empregado, greve,as doenças causadas pelo trabalho repetitivo e o desemprego
Talvez a sociedade tecnológica que estamos vivendo seja responsável pela maior de todas as ilusões da humanidade. A crença na tecnologia e no progresso técnico das crenças religiosas, dos mitos e das heiraguias celestiais
O que se pode analisar é que os dois filmes nos relatas que só quem tinha acesso a leitura era os nobres e os padres os camponeses e os das classes inferiores não tinham acesso a escola, pois eram considerados não alfabetizados, somente os nobres eram letrados e alfabetizados.

Nenhum comentário: