sábado, 22 de novembro de 2008

Atividade complementar Sintese do grupo

Organização Escolar

A escola é um lugar onde tratamos da organização escolar em ESPAÇOS- referem-se ao lugar físico e TEMPO- referem-se ao conjunto da relações.
No cotidiano escolar a educação trata-se da aulas perguntas e respostas prontas como conhecimentos, das escolha dos livros didáticos que ocupam a cena central das relações entre os indivíduos e o conhecimento, as atividades recreativas, aos diálogos dos professores sobre os alunos ( comportamento ), ás reuniões pedagógicas, ao planejamento dos conteúdos das disciplinas- onde professores, coordenadores, diretores também pensar e fazer a INCLUSÂO. Nessa inclusão entram pessoas com necessidades especais: cegos, surdos, outros com alguns tipos dce deficiências mental ou motrocidade-paralisia celebrais
e outros. Deixando de lado aqueles também com deficiências por questões sócias, culturais, étnicas, econômicas, etc. Diferenças que podem levar a exclusão e ao fracasso escolar.
Atualmente as escolas não estão preparadas a respeito da gestão escolar, mesmo em reuniões com os familiares do aluno, só os profissionais da educação ditam as regras, opiniões coletivas onde pais e responsáveis participam com sugestões na solução dos problemas escolares, ainda não são muito praticados.
È necessário a atenção de educadores e educadoras para uma proposta de organização escolar pautada na gestão democrática da escola e na ética do cuidado-cuidado com aqueles que também são nossa parte, isto é educadores devem sentir-se parte da escola. Os espaços educativos devem ser gerados por um sentimento de solidariedade de infinita com a vida, nas mais variadas manifestações. Para tanto no individual e no coletivo de opiniões que diferem entre se, haja um dialogo para um acordo, consolidando vínculos e criando um bem comum para a vida.
Pelo olhar do autor, Álamo Pimentel,observamos que os espaços e tempos na escola precisam modificar para que haja uma transformação, porque ao que se nota, são reprodução de autoritarismo no trabalho educativo. Educadores se travam na mesmice com temor pela educação e aceitação da diversidade cultural que emana no cotidiano escolar.

Nenhum comentário: