quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Texto Álamo Pimentel

Domingas Telma Alves de sousa

Álamo Pimentel, em seu texto refere a escola como espaço geográfico habitados pelas presenças humanas na escola e na educação vivem empermanente metamorfose. Quando a convivência cotidiana se coloca como processo de proliferação de sentidos e é como trânsito cultural dos indivíduos, a escola deixa de ser uma instituição fechada e reducionista e abre-se como um espaço de diversidades, práticas e saberes necessários a vida na existência dos indivíduos entre práticas e saberes pedagógicos.
Para ele a escola ainda existe barreiras que separa professor e alunos na sala de aula, onde o professor fala escreve eo aluno tem que ficar sentado ouvido sem o direito de se expressar.
Aprendemos no livro texto que a escola tem e pode criar espaço e tempo que garante essa participação. No entanto apenas tê-los previstos em seu arganograma não significa que a escola se realize como instituição democrática. Para que se efetive uma participação ativa , as soluções não devem ser apressada ou particularizada. A democracia tem como uma das questões no dia a reflexão sobre a enigma da singularidade e portanto pressupõe tempos e espaços a convividade. Que são os espaços e tempos estruturados e não estruturados .
Nos espaços e tempos não estruturado estão os encontros, as conversas, a convivialidade, sem outra intenção que não seja o estar-junto solidário. Nos espaços e tempos estruturados estão as várias e diferentes reuniões que acontecem durante o ano letivo. As festas e comemorações são também importantes espaços e tempos na organização da escola nelas suspensão da rotina escolar o que oportuniza a quebra momentâneas hierarquias

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