quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ESCOLA EDUCAÇÃO E GESTÃO DE VIDA

DEUSIMAR MEDEIROS

Álamo Pimentel, em seu texto fala sobre a geografia do espaço da escola como a divisão entre o lugar do professor e o lugar do aluno, onde o espaço do professor é a frente e ao centro da sala de aula e os espaços dos alunos são sentados em filas numa postura que sugere atenção e ordem às determinações do professor.
O conhecimento produzido nas escolas deveria ser pautado na solidariedade infinita com a vida, nas suas mais variadas formas de manifestações e que tome por princípio o cuidado com a vida.
A cultura produz formas de existência, oferecendo condições de importância para a presença do homem no mundo assim como a escola e a educação norteiam a vida em sociedade.
A construção física da escola deve atender as necessidades do individuo que irar freqüentá-la, dentre elas destaca-se a necessidade de rampas para deficientes físicos e na inclusão social os professores devem ser capacitados para trabalha com alunos portadores de necessidades especiais. A escola tem e pode criar espaços/tempos que garantam a participação e permanência dos alunos na mesma.
O conhecimento produzido nas escolas deveria ser pautado na solidariedade infinita com a vida, nas suas mais variadas formas de manifestações e que tome por princípio o cuidado com a vida.
Trata-se de uma educação que vem da vida para a escola e não o contrário.
A respeito dos problemas enfrentados pela escola de hoje, Pimentel nos convida a repensar o papel do social e das instituições, além de debates sobre o legal e o ilegal na construção desses papéis, bem como redescobrir a beleza da vida na escola.
Na convivência, são as pequenas transformações que ocasionam as grandes mudanças, e é no dia-a-dia que a escola e a educação tornam-se terra fértil para a multiplicação de experiências pedagógicas e experiências de vida.

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